Semana Acadêmica

XXVII SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA – UFPel



“O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CONCEPÇÕES, ALTERNATIVAS E PERSPECTIVAS”

EDITAL 001/2011
DA CHAMADA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS


Os trabalhos poderão ser inscritos como Comunicação Oral ou pôster, nos quais serão apresentados resultados parciais ou concluídos de pesquisa. Relatos de experiência das atividades desenvolvidas nas disciplinas em espaços escolares e outros, sob a forma de trabalho completo.


OBJETIVO

Este evento tem como objetivo principal discutir e refletir sobre as diversas práticas pedagógicas frente às diferentes atuações do profissional da educação, ressaltando o papel do professor como agente da transformação social.
Percebendo como o professor em formação pode enfrentar todos os desafios no campo da educação em nosso contexto político, histórico e social. Lançando, por conseguinte não respostas, entretanto, questões capazes de nos fazer repensar o exercício de intervenções pedagógicas cotidianas.
Proporcionar reflexões, divulgação, discussão de pesquisas e conhecimentos envolvidos na formação de professores, suas práticas e vivências, ampliando os canais de difusão, interlocução e interdisciplinaridade entre os diversos segmentos da comunidade científica, acadêmica e educacional dos programas desta Instituição e de outras.


1. DOS EIXOS TEMÁTICOS

Os trabalhos inscritos para apresentação deverão inserir-se em um dos seguintes eixos temáticos:

01 - Educação, Intervenções Sociais e Políticas.
02 - Educação, Sociedade e Gênero.
03 - Diversidade Social, Educação Especial e EJA.
04 - Formação do Educador e Práticas Educativas.
05 - Processos de Ensino-Aprendizagem.
06 – Educação, Comunicação, Arte e Cultura.
07 - Educação, Meio Ambiente e Cidadania.


2. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS

2.1 Os (as) estudantes deverão se inscrever através de Ficha de Inscrição de Trabalhos exposta no final deste edital.

2.2 A Ficha de Inscrição de Trabalhos deverá ser enviada para o e-mail sapeufpel2011@gmail.com em arquivo separado do Trabalho Completo.

2.3 Somente serão aceitos Trabalhos enviados até o dia 04 de agosto 2011 no e-mail indicado no item 2.2.

2.4 Os dois arquivos, Ficha de Inscrição de Trabalhos e Trabalho Completo deverão ser encaminhados separadamente na mesma mensagem para o e-mail indicado no item 2.2.

2.5 A inscrição de trabalho pelo e-mail, não garante a inscrição no evento. Os interessados em participar do evento devem inscrever-se na sala do CAPe, Faculdade de Educação, 2º andar, Rua Alberto Rosa nº 154, Bairro Porto.


3. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS

3.1 A seleção dos Trabalhos será realizada pela Coordenação Científica da XXVII SAPE.

3.2 A seleção ocorrerá mediante o correto preenchimento da Ficha de Inscrição de Trabalho e submissão do mesmo às normas de inscrição (item 5), de apresentação (item 4) e avaliação (item 6) de trabalhos.


4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1 Os Trabalhos serão submetidos à revisão pela Coordenação Científica.

4.2 Os Trabalhos deverão ser inscritos na forma de Comunicação Oral e/ou Pôster.

4.3 Trabalhos, na modalidade Comunicação Oral, poderão ser apresentados em retro projetor ou data show de acordo com disponibilidade de equipamento.

4.4 Trabalhos na modalidade Comunicação Oral deverão ser apresentados em no máximo 15 (quinze) minutos. As salas e número de apresentadores serão organizados pela Comissão Científica de acordo com o tema do trabalho inscrito e divulgado nos murais e nas portas das salas onde ocorrerão as apresentações no dia do evento.

4.5 Trabalhos na modalidade Pôster deverão ter a seguinte configuração: espaço útil de 120 cm de altura e 90 cm de largura, contendo título, autor e co-autores, instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e/ou considerações finais e referências.

4.6 Trabalhos na modalidade Pôster terão 2 horas para apresentação permanente, devendo o(a) autor(a) a fixar seu Trabalho em local a ser designado pela coordenação científica no dia do evento e ficar ao lado desse durante todo o tempo de exposição.


5. NORMAS DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os Trabalhos devem ser inscritos impreterivelmente entre os dias 04 de julho e 04 de agosto de 2011 na modalidade Comunicação Oral e/ou Pôster. 

5.2 O trabalho completo deverá conter: entre 6 (seis) e 12 (doze) páginas, contendo: título (em maiúsculas, negrito e centralizado, tamanho 10, Arial); Nome do autor e co-autor(es) à direita; Instituição de origem e formação acadêmica (em nota de rodapé). Papel tamanho A4; Microsoft Word (formato .doc; fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5. Margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita 2 cm e páginas numeradas no fim. O trabalho completo deverá ser constituído por: resumo (até 400 palavras), indicando de 03 a 05 palavras-chave, introdução, objetivos, justificativa, metodologia, resultados, considerações finais e referências, conforme as normas técnicas da ABNT. Exemplo: EIXO2_MARCOS_SOUSA_TRABALHOCOMPLETO.doc.


5.3 Os Trabalhos aprovados pela comissão científica serão publicados no blog do CAPe (http://capeufpel.blogspot.com/) e no mural do CAPe.

5.4 Para o recebimento do Certificado de Apresentação de Trabalho é exigido no mínimo à presença de um dos autores durante a apresentação do mesmo.

5.5 O(s) autor(es) ausente(s) deverão justificar sua falta mediante apresentação de documento comprobatório para o recebimento do Certificado.


6. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS ENVIADOS

A avaliação ou julgamento dos trabalhos considerará os seguintes critérios:

6.1 Relevância, pertinência, interlocução e contribuição da proposta para as discussões relacionadas aos eixos temáticos da XXVII Semana Acadêmica da Pedagogia.

6.2 Rigor quanto aos aspectos formais e de conteúdo solicitados segundo o edital da XXVII Semana Acadêmica da Pedagogia.


7. DOS ANAIS DOS TRABALHOS ENVIADOS

7.1 Os Trabalhos aceitos serão publicados nos Anais da XXVII Semana Acadêmica da Pedagogia UFPel, sem nenhum ônus para a Coordenação Científica.

7.2 Os Trabalhos aceitos serão divulgados no blog e no mural do Centro Acadêmico de Pedagogia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

-------------------------------------------------------------------------------------


XXVII SEMANA ACADÊMICA DA PEDAGOGIA – UFPel
“O PAPEL DO PROFESSOR ENQUANTO AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CONCEPÇÕES, ALTERNATIVAS E PERSPECTIVAS”
FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO
SAPE XXVII - 2011

Nome:
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Telefones:...................................................../...............................................
E-mail:.....................................................................................................................................
Endereço:................................................................................................................................
Bairro:......................................................................................................................................
Cidade: ...................................................................... CEP: .............................................


(  ) Estudante - Instituição

.........................................................................................................................................
(  ) Docente - Instituição

........................................................................................................................................
(  ) Outro

........................................................................................................................................


Submissão de trabalhos:
(  ) Autor                                 (  ) Co-autor

Formato:
(  ) Pôster                               (  ) Comunicação Oral

Título da apresentação:
......................................................................................................................................................................................................................................................................................................


Eixo Temático:
01 – (   ) Educação, Intervenções Sociais e Políticas.
02 – (   ) Educação, Sociedade e Gênero.
03 – (   ) Diversidade Social, Educação Especial e EJA.
04 – (   ) Formação do Educador e Práticas Educativas.
05 – (   ) Processos de Ensino-Aprendizagem.
06 – (   ) Educação, Comunicação, Arte e Cultura.
07 – (   ) Educação, Meio Ambiente e Cidadania.

Apoio Técnico:
(  ) Data Show           (  ) Retroprojetor        (  ) Outro. Especifique: ..........................................


Assinatura:......................................................................................


Pelotas,......../......../2011.